domingo, 1 de novembro de 2009

PROJETO TURMALINA

Um importante trabalho de cooperação, na pesquisa da turmalina, tem sido empreendida através do Projeto “Caracterização Mineralógica e Estudo das Aplicações Científicas e Tecnológicas das Turmalinas de Goiás e Outras Localidades”, iniciado em Abril de 2001. Este projeto prevê a associação e intercâmbio científico entre Instituições de EnsinoSuperior Brasileiras, envolvendo Área de Química do Centro Federal de EducaçãoTecnológica de Goiás (CEFET-GO), o Laboratório de Cristalografia e Materiais do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF-UFG), com as instituições estrangeiras, o Instituto de Geociências da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz e o Instituto de Geoquímica da Universidade de Frankfurt, Alemanha.
No ano de 2002, esta rede de pesquisa foi ampliada, passando a integrar mais duas instituições universitárias, Universitaet Heidelberg na Alemanha e University of NewOrleans (UNO), Louisiana, EUA, integrando ainda nos trabalhos, uma importanteempresa alemã de tecnologia de cristais para laser, ótica e aplicações piezoelétricas.
Contatos ainda foram feitos com outras instituições e empresas, de modo a realizartrabalho conjunto no tema do projeto, sendo a Universidade de Brasília (UnB),através do seu Instituto de Geociências, a UNESP (Departamento de Física e Química), o laboratório de concreto de FURNAS em Goiânia, a Agência Goiana de Desenvolvimento Industrial e Mineral (AGIM), bem como laboratórios químicos em Goiânia (Laboratório Terra).Para o projeto de pesquisa, foi estimado inicialmente um prazo de três anos para alcançar os objetivos propostos, os quais tratam do desenvolvimento de estudos de caracterização física, química e tecnológica de turmalinas da região, bem como de outras localidades. Este tem sido desenvolvido por pesquisadores dessas instituições, bem como pelo Dr. Joachim Werner Zang, que integra estes grupos de pesquisa e tem capacidade, experiência e conhecimento na área mineralógica.

http://quimica-industrial.com/projeto_turmalina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário