O mineral turmalina é quimicamente um dos minerais de silicato mais complicados, é um complexo silicato de alumínio e boro, mas por causa da recolocação isomórfica (em sólidos) sua composição varia extensamente com ferro, magnésio e lítio e outros elementos que participam na combinação a uma maior ou menor extensão.
Turmalina pertence ao trigonal sistema de cristal e ocorre como na forma de cristais delgados, prismáticos e columnares grossos que são geralmente triangulares no cross-section. É interessante notar que o estilo da terminação nos fins do cristais são assimétricos, isto são chamados hemimorphism. Os cristais prismáticos delgados pequenos são comuns a um granito granulado e fino chamado aplito frequentemente da forma ao daisy radial como testes padrões. A turmalina é distinguido por seus três lados prismas, nenhum outro mineral comum tem três lados. Os prismas têm frequentemente os estriatições verticais pesados que produzem um efeito triangular arredondado. Turmalina é muito raramente euhedral. Uma exceção era as turmalinas finas do dravite de Yinnietharra, Australia ocidental. O depósito foi descoberto nos anos 70 mas agora está esgotado.
Todos os cristais hemimorphic são piezoeléctricos e frequentemente também pyroelectric, turmalina não é exceção. Quando aquecidos, os cristais da turmalina tornam-se carregados positivamente em uma extremidade e carregados negativamente na outra, tal como uma bateria. Alguns cristais da turmalina em coleções do museu atraem um revestimento (não-visível) de poeira quando indicados sob lugares quentes. As propriedades elétricas incomuns da turmalinas a fizeram famosa no século 18. Gemas de turmalinas, brilhantemente coloridas, de Sri Lanka, foram trazidas à Europa em grandes quantidades pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, para satisfazer à demanda como curiosidade e preciosidade. Então não se realizou que o schorl e a turmalina eram o mesmo mineral.
Turmalina tem um bom a prismatic pobre e rhombohedral pobre cleavage. Sua fratura é subconchoidal nivelar, ele tem dureza, na escala de Mohs, de 7-7.5. Sua gravidade específica é 2.9-3.2, densidade é mais elevada em variedades do iron bearing. É transparente a opaco com um vitreous lustre inclinando-se a resinous em espécimes escuros.
Turmalina tem uma grande variedade de cores. Geralmente é rico do ferro preto ao bluish-preto ao marrom profundo, magnésio as ricas variedades são marrom amarelo, e as ricas turmalinas do lítio são praticamente todas as cores do arco-íris, azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa etc. mas a mais rara de todas é incolor. Bi-coloridos e multicoloridos cristais são variações relativamente comuns, refletindo do fluido chemistry durante a cristalização. Os cristais talvez verde em uma extremidade e cor-de-rosa na outra ou verde no exterior e o interior cor-de-rosa, este tipo é chamado turmalina melancia.
A variedade mais comum de turmalina é schorl, foi descrita primeiramente por Mathesius em 1524. Pode corresponder a 95% ou mais de toda turmalina na natureza. A palavra turmalina é corrupção da palavra turamali do Ceylonese significando pedra atraindo a cinza. O significado da palavra schorl é um mistério mas talvez uma palavra escandinava
Turmalina é encontrada em duas ocorrências geológicas principais. Rochas ignéias, em particular granito e granito pegmatite e nas rochas metamórficas como schist and mármore. Schorl e lítio asturmalinas ricas são geralmente encontradas no granito e granito pegmatite. Os turmalinas ricas do magnésio, dravites, são restringidos geralmente schists e mármore. Também, a turmalina é um mineral durável e pode ser encontrado em quantidades menores como grãos no sandstone and conglomerate.
Turmalina é usado em jóias, nos calibres de pressão e alguns tipos de microfones. Nas jóias, o indicolite azul é o mais caro seguido pelo verdelite verde e pelo rubellite cor-de-rosa. Ironicamente a variedade mais rara, a achroite incolor, não é apreciada e a menos cara das turmalinas transparentes.
Outros nomes para turmalinas:
* Dravite subgrupo:
* Marrom - dravite (do distrito de Drave de Carinthia)
* Schorl subgrupo:
* Preto - schorl
* Elbaite subgrupo: nomeado após a ilha de Elba, Italia
* Rosa ou de cor-de-rosa - rubellite (do rubi)
* Azul escuro - indicolite (do indigo)
* Azul da luz - Brazileira safira
* Verde - verdelite ou Brasileira esmeralda
* Colorless - achroite (do grego para "incolor")
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
CURIOSIDADE DA TURMALINA
A Turmalina Paraíba é mais cara e mais rara do que muitos diamantes. Recebeu esse nome, pois as primeiras gemas foram retiradas no interior da Paraíba, na mina da Batalha. Pedras semelhantes são encontradas na África e por possuírem as mesmas características recebem o mesmo nome.
1 quilate de Turmalina Paraíba pode chegar a U$ 20.000,00. Ela é uma gema utilizada por grandes grifes nacionais e do mundo, como a MCGemas, Amsterdan Sauer, H. Stern, Dior e Tiffany & Co. UK.
1 quilate de Turmalina Paraíba pode chegar a U$ 20.000,00. Ela é uma gema utilizada por grandes grifes nacionais e do mundo, como a MCGemas, Amsterdan Sauer, H. Stern, Dior e Tiffany & Co. UK.
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)


